[elfsight_whatsapp_chat id="1"]
background">

Notícias

Para que serve o exame de TSH?

17/12/2018 em Notícias

Seu médico pediu o exame de TSH? Calma! Pode ser apenas um check-up, afinal ele faz parte da lista de exames básicos que devemos fazer, pelo menos, uma vez por ano. Neste post vamos explicar melhor o que é e para que serve o teste de TSH.

O hormônio tireoestimulante (TSH) é produzido pela hipófise e tem como finalidade estimular a tireóide a produzir os hormônios T3 e T4, responsáveis por ajudar no controle do metabolismo corporal.

O que é o exame de TSH?

É um teste sanguíneo que identifica se há problemas de tireóide, glândula que, além de produzir os hormônios citados, também é responsável por regular a função de órgãos importantes como cérebro, fígado e coração.

Quando os níveis de TSH estão altos, significa que a concentração de T3 e T4 estão baixas no sangue, o que pode indicar hipotireoidismo.

Já quando o TSH está em níveis baixos, a concentração de T3 e T4 é mais elevada no sangue, apontando hipertireoidismo ou, em alguns casos, um possível tumor na hipófise.

Para quem já tem valores irregulares de TSH, pode significar que o tratamento, tanto não está sendo feito corretamente, ou seja, as doses hormonais receitadas são inferiores ou superiores ao necessário.

Como o teste de TSH é feito?

Para realizar este exame é preciso 4 horas de jejum, podendo ingerir apenas água. Como a concentração de TSH oscila ao longo do dia, indicamos realizar o exame pela manhã.

Algumas medicações podem alterar os resultados, por isso é fundamental se informar com o médico sobre a necessidade de suspender ou não o medicamento.

O que fazer após o exame?

Após a coleta do sangue, não há nenhuma recomendação especial. Você pode se alimentar normalmente e voltar à sua rotina.

Quais os possíveis efeitos colaterais?

Apesar dos riscos serem mínimos, ocasionalmente a região de coleta do sangue pode ficar dolorida, inchada ou com um hematoma. Nestes casos, a dica é colocar uma compressa de água quente 3 vezes ao dia.

Pessoas com problemas de coagulação ou que fazem uso de anticoagulantes podem sofrer sangramento prolongado logo após colher o material. Por isso é essencial informar à equipe de coleta sobre a utilização destes medicamentos.

Quando é preciso fazer esse teste?

Normalmente, o exame de TSH faz parte do check-up anual em conjunto com outros testes. Ele também é requisitado para pessoas a partir dos 40 anos.

Ainda pode ser solicitado pelo médico em casos de aumento da tireóide, presença de nódulo na tireoide benigno ou maligno, para monitoração da dosagem atual (em quem já possui a doença) ou durante a gravidez.

E os resultados?

Caso seus resultados sejam acima ou abaixo da referência ideal, será preciso confirmar se aqueles números são sempre altos/baixos, assim, vale a pena pedir para refazê-lo em uma nova data.

O ideal é aguardar 30 dias, refazer o exame e, caso continue alterado, será preciso iniciar o tratamento da doença.

Lembrando que apenas seu médico poderá avaliar seu exame e um resultado acima ou abaixo dos valores de referência não significa que você tem a doença, pois existem sintomas e outros fatores de definição. Na dúvida, converse com seu médico.

Ao longo dos anos adquirimos um grande conhecimento na prestação de serviços de análise clínicas, realizando coleta de amostras e análise laboratorial conforme as necessidades de cada paciente. Quer saber mais? Mande um whatsapp clicando aqui ou ligue para 3215-5724.

 

Fontes:
Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia
Médico Responde
Portal Drauzio Varella

Últimas Notícias

22/02/2024

Casos de dengue crescem em Juiz de Fora no início de 2024

Leia mais
16/01/2024

Cuide da sua saúde e bem-estar: faça o check-up completo anualmente

Leia mais
15/12/2023

Motoristas profissionais das categorias C,D e E têm até o dia 28 de dezembro para regularizar o exame toxicológico

Leia mais
background

Estamos prontos para atender você!