[elfsight_whatsapp_chat id="1"]
background">

Notícias

Conheça os tipos de diabetes

08/10/2018 em Notícias
Existem diversos tipos de diabetes. Conheça alguns dos principais.

A diabetes mellitus apresenta diferentes variações em razão de suas causas: a diabetes tipo 1, por exemplo, é auto-imune, já a diabetes tipo 2 tem a ver com genética e hábitos de vida.

Existem ainda a diabetes gestacional, que surge por influência das alterações hormonais do período e também a diabetes LADA (latente autoimune do adulto) e diabetes MODY (maturity onset diabetes of the young), que mescla as diabetes 1 e 2.

Neste post vamos tratar os principais tipos de diabetes e suas características, Continue lendo para entender melhor sobre as diferenças de cada uma.

Diabetes tipo 1

Tipo auto-imune, ou seja, o próprio organismo ataca (equivocadamente) as células do pâncreas, dizimando as que produzem insulina.

A ausência de insulina no sangue, faz com que a glicose se acumule na corrente sanguinea ao invés de ser usada como forma de energia, o que pode ocasionar retinopatia, cetoacidose diabética ou insuficiência renal.

Algumas vezes não há sintomas aparentes, porém quando ocorrem, os mais comuns são:

  • sede e fome em excesso
  • perda de peso sem motivo
  • vontade constante de urinar

Dos tipos de diabetes, este é mais encontrado em crianças e adolescentes, pois é a época em que sucede a alteração da imunidade.

O tratamento para essa variedade de diabetes é feito com uma alimentação sem muito açúcar ou carboidratos, prática de atividades físicas regularmente e injeções diárias de insulina.

Diabetes tipo 2

Fatores genéticos aliados a maus hábitos como sedentarismo e o consumo de açúcares e gorduras em excesso interferem negativamente na produção e ação da insulina, sendo o tipo mais comum de diabetes.

Acontece que o organismo ou não produz insulina suficiente ou não consegue usá-la corretamente para controlar a taxa de glicemia. Por se desenvolver ao longo do tempo, normalmente é detectado em pessoas com mais de 40 anos.

No início não apresenta sintomas, porém, se não diagnosticada e tratada, pode causar os seguintes problemas:

  • dificuldade de cicatrização de feridas
  • sede frequente
  • vontade recorrente de urinar
  • excesso de fome
  • visão turva
  • emagrecimento sem porquê

Para tratar a diabetes tipo 2, é preciso tomar remédios a fim de controlar a glicose no sangue ou, em casos mais avançados, fazer o uso da insulina diariamente.

Da mesma forma que o tipo 1, esta categoria exige a prática de exercícios constante, bem como uma alimentação balanceada.

Diabetes Gestacional

Este tipo de diabetes surge durante a gravidez e é causado por um desequilíbrio hormonal que envolve a produção de insulina e de glicose.

De modo geral é bem semelhante à diabetes tipo 2, pois também sofre influência da predisposição genética e da má alimentação, rica em açúcares e gorduras.

Muitas vezes, por se parecerem com sintomas da gravidez, a diabetes gestacional acaba não sendo identificada. Os mais comuns são:

  • fome exagerada
  • ganho de peso demasiado da gestante ou do bebê
  • visão turva
  • sede em excesso
  • muita vontade de urinar
  • pernas e pés inchados
  • infecção urinária ou candidíase frequente

Após 22 semanas de gestação, a diabetes já pode ser detectada, por isso é recomendado fazer o exame de glicose, pelo menos, 3 vezes durante a gravidez.

No caso de resultado positivo, a mulher precisará fazer um planejamento alimentar e praticar atividades físicas. Em casos mais específicos, poderá fazer uso a insulina. A tendência é que a doença desapareça após o nascimento do bebê.

Outros tipos de diabetes

Além dos citados, existem alguns tipos de diabetes que são raras e podem ser desencadeadas por motivos diversos. Alguns são:

MODY – Maturity Onset Diabetes of the Young

Doenças do pâncreas e doenças endocrinológicas

LADA – Diabetes Latente Auto-imune

Diabetes causada pelo uso demedicamentos

Para todos os tipos de diabetes o diagnóstico só pode ser realizado pelo médico através da análise dos resultados de testes específicos. Aqui no Laboratório realizamos os exames fazendo coleta de amostras e a análise laboratorial conforme as necessidades de cada paciente. Quer saber mais? Mande um whatsapp clicando aqui ou ligue para 3215-5724

Últimas Notícias

22/02/2024

Casos de dengue crescem em Juiz de Fora no início de 2024

Leia mais
16/01/2024

Cuide da sua saúde e bem-estar: faça o check-up completo anualmente

Leia mais
15/12/2023

Motoristas profissionais das categorias C,D e E têm até o dia 28 de dezembro para regularizar o exame toxicológico

Leia mais
background

Estamos prontos para atender você!