Vantagens e desvantagens do café

vantagens-desvantagens-cafe

Hoje, 24 de maio, é o Dia Nacional do Café, por isso, vamos falar sobre os prós e contras da segunda bebida mais consumida no Brasil. Se você quer descobrir as vantagens e desvantagens do café, continue lendo.

Se consumido moderadamente, de duas a quatro xícaras ao dia, o café auxilia na prevenção de doenças, melhora a atenção e desempenho mental.

Porém, se ingerida de maneira exagerada, pode causar dependência e ansiedade, insônia, perda de minerais e vitaminas e enfraquecimento do organismo.

BENEFÍCIOS

Melhora a memória
A cafeína potencializa a memória, por isso é ideal consumir café quando precisamos lembrar de algo importante como uma apresentação de trabalho ou matéria de prova.

Ajuda a prevenir o Alzheimer
Como o café é tão bom para potencializar a lembrança, que isso acaba se refletindo, também, em doenças relacionadas à memória, como o Alzheimer, ajudando a combatê-lo.

Ajuda a manter a forma
Uma xícara de café por dia nos permite sentir melhor com nosso corpo. Além disso, a bebida ajuda o organismo a se desfazer das gorduras acumuladas.

Mantém a juventude
O café protege dos radicais livres que causam envelhecimento precoce da pele, além de auxiliar na firmeza e suavidade da pele,  prevenindo o surgimento precoce de de rugas.

Minimiza as chances de infarto
Se consumido de forma moderada, o café pode ajudar a diminuir as probabilidades de sofrer um infarto, já que nos protege de doenças cardiovasculares.

Combate a prisão de ventre
Quem sofre de prisão de ventre pode, com esta bebida, favorecer os movimentos peristálticos para expulsar as fezes com facilidade.

MALEFÍCIOS

Ansiedade e estresse
Tomar muitas xícaras de café pode causar ansiedade, fazendo as mãos tremerem, gerar estresse e, inclusive, provocar irritabilidade e até um ataque de pânico.

Desidratação
A cafeína tem um efeito diurético, então, tomado diariamente e em excesso o corpo poderá sofrer desidratação. O ideal é equilibrar, reduzindo o consumo de café e ingerindo mais água.

Causa vício
A cafeína pode causar uma forte dependência e até sintomas de síndrome de abstinência como dificuldade de concentração e rigidez muscular. Além disso, pode fazer com que você não consiga se ativar ou despertar caso não tome café.

Acentua as úlceras
Quem sofre de gastrite ou tem alguma úlcera no estômago deve ficar longe do café, pois ele acentua a dor e agrava o problema.

Reduz a fertilidade
Se está planejando uma gravidez, o café não é um bom aliado se tomado em grandes doses. A cafeína em excesso afeta às trompas de Falópio, impedindo que o óvulo chegue ao útero e se implante ali.

VANTAGENS E DESVANTAGENS DO CAFÉ

O café tem suas vantagens e desvantagens, tudo vai depender da fequência e modo como é consumido, para que não gerar dependência e outros sérios problemas.

Você é um consumidor habitual de café? Se identificou com alguma das vantagens e desvantagens do café? Então, não deixe de ler também sobre 9 hábitos que podem fazer a diferença na sua vida

 

Fontes:
Dr. Charles Schwambach – médico CRM SC11212
Embrapa

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *