Qual a melhor água para aquário?

Não há uma água ideal para aquário, mas sim uma que se adapta melhor às suas necessidades. Créditos: Dorigo / Fonte: Pixabay

A melhor água para aquário deve ser mais pura e limpa possível, livre de qualquer substância tóxica como o cloro, metais pesados e compostos nitrogenados.

É claro que pode até haver certa tolerância, porém, quanto mais pura a água, melhor. A seguir vamos analisar as águas usadas com mais freqüência para você descobrir qual é a melhor para colocar em seu aquário.

Água da chuva

Hoje, com a poluição das grandes cidades seria um erro terrível usar água da chuva em aquário, pois quando a chuva cai, ela promove uma espécie de purificação na atmosfera, limpando os resíduos de poluição causados por fábricas, carros etc.

Alguém já deve ter escutado uma música do Raul Seixas que no refrão ele diz: “quando a chuva voltando para terra traz coisas do ar” ou em chuva ácida, ou seja, água da chuva não pode ser usada em aquários. Entenda melhor porque a água da chuva não pode ser consumida neste post aqui.

Água mineral

A composição da água mineral varia muito de marca para marca, pois esta já se encontra pronta na natureza, portanto a composição exata dessa água depende muito de sua origem.

Existe, na maioria das marcas, traços em comum, como ph ou muito alto ou muito baixo, compostos como nitrato de magnésio, nitrato de potássio, nitrato de sódio, sulfato de cálcio e cloreto de sódio. Estas informações estão contidas nas próprias embalagens.

Não esqueça que esta água não é tão barata assim e se você tiver, por exemplo, um aquário de 200 litros, enchê-lo e fazer trocas parciais, não seria tão barato, porém fica aqui como uma boa opção.

Água da torneira

Sem medo de errar, digo que é a água mais usada pelos aquaristas, de fácil obtenção e seu custo desprezível a torna muito cômoda para ser usada, porém esta água para se tornar apta ao aquário, deve primeiro passar por um tratamento.

Primeiro é preciso forçá-la a passar por uma camada espessa de lã, para tirar as partículas em suspensão, em seguida coloca-se um bom condicionador para fixar os íons de metais pesados e ainda deixá-la em descanso por 48 horas com auxílio de aeração.

O uso de produtos específicos como resinas removedoras de amônia, fosfato e nitrato pode ser necessário, o ideal é fazer todos os testes nesta água para retirar qualquer substância nociva, depois disso, é só ajustar pH, kH e colocá-la no aquário.

Água deionizada

Esta seria a melhor água para aquários, pois é a única a garantir uma substância realmente livre de qualquer elemento prejudicial.

A água deionizada é obtida através de um equipamento chamado deionizador. Quando a água passa por ele, tende a ficar um pouco ácida, mas é um problema fácil de resolver com produtos que possam ser usados como alcalinizantes.

A melhor água para aquário

Não há uma água que seja ideal para usar no aquário. Porém, alguma irá se adaptar melhor às suas necessidades, tempo e recursos. Seja qual for escolhida para seu aquário, é preciso ter muita atenção ao cloro, tentando sempre minimizá-lo.

Antes de encher seu aquário, verifique se sua água é realmente ideal para consumo. Entenda como neste post aqui. Para saber qual é o valor ideal do pH da água potável, veja esse post.

 

Adaptado de: http://www.aquaonline.com.br

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *