O resultado de minha análise apresentou coliformes totais. O que eu faço?

Análise de águas - coliformes totais. Créditos: Pressfoto / Foto: Freepik

Os resultados de análises de água para consumo humano, em geral, apresentam ensaios físico-químicos e ensaios bacteriológicos. Os ensaios bacteriológicos mais comuns são as pesquisas de bactérias heterotróficas e as pesquisas de coliformes totais e coliformes termotolerantes.

Se a análise de coliformes totais de sua amostra apresentou um resultado fora do estabelecido pela Portaria 2914, do Ministério da Saúde, é importante você saber algumas informações. Neste post elencamos as principais.

Os coliformes totais causam doenças?

Dentre as bactérias do grupo dos coliformes totais pesquisadas em água para consumo humano não estão espécies com ação patogênica. Mesmo não tendo ação patogênica, a Portaria 2914 estabelece que a simples presença de bactérias desse grupo em água destinada ao consumo humano descartam a água com NÃO POTÁVEL.

O ponto de onde a amostra foi colhida deve ser interditado?

Do ponto de vista da norma que estabelece os padrões de potabilidade de água para consumo humano (Portaria 2914, MS), nenhuma água deve ser consumida sem que atenda a esses referidos padrões. Na eventual ocorrência de quaisquer concentrações de coliformes totais, o ponto de consumo deve ser interditado e devem ser adotadas as medidas de higienização e desinfecção do mesmo. Em seguida, uma nova análise deve ser realizada para que se tenha a certeza de que os procedimentos surtiram os efeitos desejados. É sempre importante saber se a contaminação veio da água, do ponto de amostragem (bebedouro, torneira) ou do próprio procedimento de coleta da amostra.

Qual a importância dos resultados referentes coliformes totais?

O crescimento dessas bactérias na água destinada ao consumo humano leva a crer que a água teve contato com matéria orgânica em decomposição. Os coliformes totais são um dos inúmeros grupos de bactérias que podem estar presentes na água quando a mesma teve esse contato. Portanto, a presença dos mesmos é indicativo de que pode haver outros grupos que não foram analisados e, portanto, a água deve passar por procedimento de desinfecção com cloro.

Devo pesquisar outras bactérias quando se houver coliformes totais na minha água?

Do ponto de vista de potabilidade (água própria para o consumo humano), a presença de coliformes totais descarta a água com não potável dispensando outras análises de outras bactérias. A menos que se queira determinar a origem da contaminação, a análise dos coliformes termotolerantes (erradamente chamados de coliformes fecais) pode ser útil. A presença de coliformes termotolerantes (E. coli) não deixa dúvidas sobre a origem fecal da contaminação, muito comum em águas pela ação de dejetos animais e esgoto.

O Laboratório Cavalieri realiza a coleta das amostras e análise laboratorial da potabilidade da água conforme as necessidades de cada cliente. Para saber mais mande um whatsapp clicando nesse link https://goo.gl/5Ht9gT ou ligue para 3215-5724.

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *