A importância tratamento e monitoramento do efluente

Tratamento e monitoramento do efluente é importante para o abastecimento público.

O lançamento de esgoto in natura ou tratado de forma ineficiente está trazendo um desafio adicional às empresas de saneamento: a contaminação de mananciais para abastecimento público. Por isso órgãos fiscalizadores como o Conselho Nacional do Meio Ambiente estão cada vez mais exigentes em relação ao tratamento e monitoramento do efluente.

Fármacos, hormônios e outros contaminantes são encontrados com freqüência alarmante na água destinada ao consumo. Vale lembrar que apenas 39% da carga orgânica gerada diariamente é removida pelas 2768 ETEs – estações de tratamento de esgoto existentes no Brasil.

A estiagem dos últimos anos agravou ainda mais esse cenário, com redução da vazão e o conseqüente aumento de concentração de poluentes. Com os rios cada vez mais poluídos, a desinfecção é a única forma de garantir a segurança da água, sem riscos para a saúde das pessoas ou dos processos.

Tratamento e monitoramento do efluente

Esse processo de desinfecção pode ser caracterizado como uma técnica de coleta de amostras laboratoriais que tem suas variáveis ambientais acompanhadas sistematicamente e de maneira contínua, a fim de detectar e avaliar as condições atuais do efluente tanto em quantidade, quanto em qualidade.

As análises de efluentes são periodicamente solicitadas pelos órgãos fiscalizadores a todas as empresas, através de condicionantes ambientais. Cada empresa possui parâmetros específicos que devem ser analisados dentro de uma periodicidade particular.

O tratamento e monitoramento do efluente também deve ser realizado quando a matéria-prima ou o processo de produção/montagem for alterado e puder causar qualquer tipo de modificação nos resíduos finais.

Caso os atributos do efluente tenham sofrido alguma mudança, em determinados casos é preciso trocar o tipo de tratamento. Mas tudo dependerá de uma avaliação prévia de especialistas.

Ao longo dos anos adquirimos um grande conhecimento na prestação de serviços de análise de efluentes, realizando coleta de amostras, análises em campo e laboratoriais conforme as necessidades de cada cliente, com o intuito de evitar problemas no futuro. Quer saber mais? Mande um whatsapp clicando nesse link https://goo.gl/5Ht9gT ou ligue para 3215-5724

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *