Dicas de como parar de fumar

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Dia 29 de agosto é o Dia Nacional de Combate ao Fumo, data criada para conscientizar a população sobre os malefícios do cigarro tanto para os tabagistas, quanto para quem está ao redor, a fim de fazê-los parar de fumar.

Se livrar desse vício é um processo sério e que exige muito esforço, pois envolve não só aspectos físicos como também comportamentais e psicológicos.

A boa notícia é que é possível, sim, deixar esse hábito sem precisar de ajuda médica, porém, é preciso ter em mente a importância de mudar a rotina e abrir mão de alguns costumes.

Separamos aqui algumas dicas para fazer o vício do fumo sumir num processo sem grandes sacrifícios e evitando recaídas:

Dicas de como parar de fumar

Fuja da tentação

Evite locais com muitos fumantes, diminua o consumo de bebidas alcoólicas e fique longe de situações diretamente ligadas ao ato de fumar, especialmente nos primeiros dias, já que, com o tempo tudo vai ficando mais fácil.

Encontre novas atividades

Sempre que tiver vontade de fumar, comece alguma tarefa ou hobby para distrair a mente (dê preferência as que ocupem mãos/boca) como escovar os dentes, jogar um jogo, beber água ou fazer crochê. É importante preencher aquele espaço deixado pelo cigarro.

Busque apoio

Envolva sua família e amigos. Explique a situação para que eles respeitem e te auxiliem em relação aos sintomas de abstinência como inquietação, mal estar e depressão, assim, ficará mais fácil o processo.

Use a tecnologia

Além de pedir comida e verificar o tempo, seu celular também serve para te ajudar a parar de fumar. São vários aplicativos nos quais você pode acompanhar seu progresso, compartilhar suas conquistas e obter motivação.

Marque no calendário

Defina uma data para cessar o vício. Pode ser um dia significativo, o término de algo marcante ou uma data comemorativa. Desta forma será mais estimulante começar. Mas nada de prazos longos.

Faça acupuntura

Este tratamento pode ser um grande aliado na luta contra o cigarro, uma vez que alivia sintomas causados pelo vício como nervosismo e agitação, além de aumentar a produção de seratonina, componente responsável pela felicidade e satisfação.

Troque sua alimentação

Alguns alimentos como frutas, leite e legumes costumam enfatizar o gosto ruim do cigarro, o que pode te ajudar a evitar o tabagismo. Já o gengibre auxilia na diminuição de náuseas, efeito comum em quem deixa de fumar.

Outra dica fundamental é fazer uma coisa de cada vez, ou seja, nunca se privar de dois ou mais hábitos ao mesmo tempo. Assim, não é aconselhado tentar parar de fumar ao mesmo tempo em que decide parar de comer carne, por exemplo, para evitar possíveis frustrações.

Recaídas não são incomuns e, caso ocorra, tenha em mente que em cada tentativa vai ficando mais fácil, pois você estará familiarizado com a situação. Além disso, acredite em si mesmo e lembre de sua coragem e determinação para fazer algo tão difícil.

Na dúvida, procure seu médico, porque a orientação de especialistas aumenta suas chances de se livrar de vez do vício. Quer saber mais dicas de como parar de fumar? Clique aqui e confira!

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