Check-up completo: por que fazer?

Homem retirando amostra de sangue para check-up. Créditos: Flickr

Mesmo que você seja aquele tipo de pessoa que foge de médicos, odeia hospitais e tem pavor de agulhas, fazer um check-up completo ou Exame Periódico de Saúde (EPS) é fundamental para manter a saúde em dia e fazer um diagnóstico prévio de eventuais problemas.

O EPS, juntamente com a avaliação médica, têm como objetivo mapear de forma detalhada o verdadeiro estado de sua saúde e enxergar o que os olhos não vêem. Assim, seu médico poderá fazer uma melhor orientação quanto aos seus hábitos, fatores de risco e eventuais mudanças em seu estilo de vida para que você possa ter uma saúde plena.

QUANDO FAZER O CHECK-UP?

Geralmente o check-up deve ser feito duas vezes ao ano, mas a periodicidade vai depender da sua idade, sexo, histórico familiar, seus hábitos e outras características ambientais e profissionais. Em crianças o Exame Periódico de Saúde pode detectar anemias, distúrbios alimentares e infecções.

Se você tem uma vida saudável e não apresenta nenhum fator de risco como fumar ou consumir muitas comidas gordurosas, por exemplo, ideal é começar a fazer check-ups a partir dos 30 anos, que é quando surgem, embora não sejam notórios, os sinais de degeneração do organismo.

Em homens a partir dos 35 anos, alterações na tireóide e câncer de próstata são mais suscetíveis, por isso fazer o EPS é fundamental.

Após os 40 anos os check-ups passam a ser uma obrigação, visto que doenças crônicas cardiovasculares e neoplasias são enfermidades silenciosas, improváveis de serem descobertas sem exames.

Já aos 50 anos, além de monitorar essas possíveis patologias, o check-up também serve para averiguar tumores no intestino.

QUAIS EXAMES FAZER?

Embora não seja regra, há uma lista básica de exames, porém seu médico precisará, quando necessário, acrescentar aqueles que considerar importantes de acordo com seu histórico e comportamento. Os mais comuns são:

Ter um acompanhamento profissional e estar em dia com seus exames diminui suas chances de desenvolver problemas de saúde, mas também é preciso ter uma alimentação saudável, praticar de atividades físicas e o controlar o estresse.

Os exames laboratoriais (hemograma, colesterol, TSH – tireóide, etc.), assim que solicitados pelo médico, podem ser feitos com rapidez e confiança em qualquer uma de nossas unidades em Juiz de Fora e o resultado pode ser consultado online. Quer saber mais? Mande um whatsapp clicando aqui ou ligue para 3215-5724. Mantenha sua saúde, vitalidade e bem-estar!

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *