Arquivos

Como escolher um laboratório?

saiba como escolher um laboratorio

Na hora de escolher um laboratório de análises clínicas para realizar seus exames, todo cuidado é pouco. Por isso, diversos aspectos devem ser levados em conta. Antes de fazer seu exame, consulte as informações do laboratório, analise o corpo clínico e verifique se a experiência de outros usuários foi positiva ou negativa. Ao escolher um laboratório, considere: Equipe especializada Observe a experiência prática e teórica do corpo clínico, afinal, a educação formal atesta que o serviço está sendo realizado por um profissional especializado na área. Limpeza e estrutura Ao chegar no laboratório, verifique a higiene do local, analisando se os colaboradores, enfermeiros e técnicos utilizam luvas e jalecos. Repare, também, se os tubos e frascos são descartáveis e identificados com o nome do paciente e código de…

Exame de sangue em crianças: como fazer?

dicas-de-exame-de-sangue-em-crianças

Fazer exame de sangue em crianças e bebês nem sempre é fácil. Além do medo da picada da agulha, ainda tem o jejum prolongado, o incômodo e o choro. Mas todo esse processo não precisa ser tão complicado.  Hoje é possível realizar diversos exames sem a necessidade de longos períodos em jejum, por exemplo, para crianças de até 4 anos dispensam-se a abstinência e a coleta é realizada entre as principais refeições. Alguns exame de sangue em crianças, podem, sim, necessitar de cuidados especiais, porém o que vai determinar isso é o método de realização.  Portanto é essencial se informar com o médico e o laboratório antes de efetuar os procedimentos. Ao fazer exame de sangue em crianças Seja um ponto de apoio Nessas horas,…

Dicas de Saúde no Inverno

saude-no-inverno-dicas

Cuidar da saúde no inverno é fundamental, já que a época de frio intenso pede mais atenção e muito agasalho. As temperaturas mais baixas trazem, também, alergias, resfriados e gripes. Mas, se engana quem pensa que evitar sorvetes e deixar as janelas fechadas é a solução para não ficar doente. Por isso, separamos algumas dicas para você: Saúde no Inverno: o que fazer? Tome sol Apesar de escasso, sempre que possível, fique um tempinho, cerca de 20 minutos, no sol. A falta dele pode dificultar a absorção de nutrientes, como a vitamina D, por exemplo.  Pratique atividades físicas Quando está mais frio, a tendência é não fazermos nenhum exercício, mas, na verdade é essencial para uma vida saudável e bom funcionamento do organismo.  Evite lugares…

JUNHO VERMELHO: DOAR SANGUE É DOAR VIDA

doar sangue é doar vida

Junho recebe como cor de destaque a vermelho, simbolizando o sangue, já que é o mês em que se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue. A ideia é conscientizar as pessoas sobre a importância de doar sangue. A ação é fundamental para os bancos de sangue, que, além de já enfrentarem a baixa adesão de doadores nesta época do ano. “O Junho Vermelho surgiu para alertar os brasileiros de que sangue não se compra, não se fabrica e que qualquer pessoa a qualquer momento pode precisar dele”, ressalta Diana Berezin, uma das duas criadoras do Movimento. REQUISITOS BÁSICOS PARA DOAR SANGUE: Estar em boas condições de saúde. Ter entre 16 e 69 anos Pesar no mínimo 50kg Estar descansado (ter dormido pelo menos…

Exame toxicológico: tudo que você precisa saber

exame-toxicologico

exameDesde 2016, o exame toxicológico passou a ser obrigatório para motoristas habilitados nas categorias C, D e E, mesmo que não exerçam atividades remuneradas. Se este é seu caso, é preciso atenção à próxima data de renovação da sua carteira. Especialistas afirmam que o consumo de drogas coloca em risco não só a segurança do próprio condutor, como de outros motoristas e pedestres, pois compromete a capacidade de direção. Assim foi criada a Lei nº 13.103, também conhecida como Lei do Motorista, que regulamenta normas para condutores aptos a fazerem o transporte de passageiros e cargas. Por que é obrigatório fazer? O exame toxicológico passou a ser exigido, porque detecta a presença de vestígios metabólicos de substâncias psicoativas que se depositam nos fios de cabelo…

Vantagens e desvantagens do café

vantagens-desvantagens-cafe

Hoje, 24 de maio, é o Dia Nacional do Café, por isso, vamos falar sobre os prós e contras da segunda bebida mais consumida no Brasil. Se você quer descobrir as vantagens e desvantagens do café, continue lendo. Se consumido moderadamente, de duas a quatro xícaras ao dia, o café auxilia na prevenção de doenças, melhora a atenção e desempenho mental. Porém, se ingerida de maneira exagerada, pode causar dependência e ansiedade, insônia, perda de minerais e vitaminas e enfraquecimento do organismo. BENEFÍCIOS Melhora a memória A cafeína potencializa a memória, por isso é ideal consumir café quando precisamos lembrar de algo importante como uma apresentação de trabalho ou matéria de prova. Ajuda a prevenir o Alzheimer Como o café é tão bom para potencializar…

6 formas de combater a hipertensão

como-evitar-hipertensao

Combater a hipertensão é um exercício diário. De acordo com o Ministério da Saúde, quase um quarto dos brasileiros são hipertensos. Por isso, no dia Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão, vamos te mostrar algumas formas de afastar a doença. A hipertensão arterial ou pressão alta ataca os vasos sanguineos, coração, cérebro, olhos e rins. E os sintomas só aparecem quando a pressão sobre muito, podendo ocorrer: dores no peito tonturas dor de cabeça zumbido no ouvido sangramento, principalmente nasal fraqueza visão embaçada Felizmente, com algumas medidas simples que podem ser inseridas em sua rotina, é possível combater a hipertensão. Confira! Como combater a hipertensão Mantenha o peso adequado Para isso, caso necessário, mude seus hábitos alimentares: dê preferência a frutas ricas em potássio,…

Diabetes Gestacional: tudo que você precisa saber

diabetes-gestacional

A diabetes gestacional ocorre quando há um aumento no nível de glicose no sangue. Isso porque, durante a gravidez, várias adaptações hormonais surgem, a fim de que o bebê tenha um bom desenvolvimento. Quando o embrião é exposto a grandes quantidades de glicose durante sua evolução, existe um risco maior de macrossomia fetal, que é o crescimento demasiado do feto, o que pode gerar partos traumáticos, hipoglicemia neonatal, obesidade e até diabetes na vida adulta. Quando ocorre a diabetes gestacional? Qualquer gestante está sujeita à doença, por isso, é recomendado que sejam feitos teste de glicose a partir da 24ª semana de gravidez, além de manter os cuidados e acompanhamento médico. Mulheres que já tiveram esse problema ou fazem parte do grupo de risco devem…

O que um hemograma analisa?

hemograma-para-que-serve

Seu médico pediu um hemograma? Calma! Pode ser apenas um check-up, afinal ele faz parte da lista de exames básicos que devemos fazer, pelo menos, uma vez por ano. Neste post vamos explicar melhor o que é e para que ele serve. O hemograma completo, na verdade, pode ser chamado apenas de hemograma, já que não existe hemograma que não seja completo. E, por ter uma grande abrangência, acaba sendo um dos exames mais pedidos pelos médicos. Usado para medir o estado de saúde geral do paciente, o hemograma é um exame que faz a contagem e classificação de células no sangue, informação fundamental para o diagnóstico de diversas doenças como anemia ou infecções. O que é um Hemograma? O hemograma é um exame que…

Por que fazer análise de água de piscina?

analise-de-piscinas

Apesar do horário de verão ter acabado, as altas temperaturas continuam e as piscinas são parada obrigatória para muitos. Todo esse calor aliado ao uso de protetores e bronzeadores acaba facilitando a proliferação de microorganismos, por isso, a análise de água de piscina é essencial. Uma água com tratamento inadequado, ou pior, sem tratamento pode trazer sérios problemas de saúde como hepatite, micoses ou até pneumonia. Fazer a análise de água de piscina, seja ela de uso coletivo, particular ou especial, não só garante a qualidade da água, como também evita esses danos. Piscina de uso coletivo São aquelas destinadas ao uso de diversas pessoas, como clubes, hotéis e academias, e estão frequentemente expostas a contaminações tanto do ambiente quanto de seus usuários e quando…

1 2 3 9