Arquivos

Conheça o Exame Personna: testes focados no seu perfil genético

Exames Personna: testes focados no seu perfil genético. Créditos: Hermes Pardini

Quer melhorar seu treino e sua nutrição? Agora o Laboratório Cavalieri faz os Exame Personna, testes genéticos que avaliam a relação do seu desempenho físico e esportivo com o seu DNA, e a ligação entre variações genéticas, metabolismo, alimentação e saúde. Cada vez mais, as pessoas estão sobrecarregadas e inseridas em rotinas desgastantes, o que impacta na qualidade de vida e na saúde. Felizmente, no entanto, têm-se percebido o quanto estar bem é essencial para uma vida plena e a importância de dedicar parte do seu tempo para o autocuidado. Diante desta tendência mundial que tem provocado mudanças de comportamento e de mercado da saúde, disponibilizamos avaliações personalizadas envolvendo os campos de nutrigenética, dermatogenética e análise molecular aplicada à ciência do esporte. Continue lendo para…

O que o exame de creatinina analisa?

O exame de creatinina detecta problemas renais

Seu médico pediu o exame de creatinina? Calma! Pode ser apenas um check-up, afinal ele faz parte da lista de exames básicos que devemos fazer, pelo menos, uma vez por ano. Neste post vamos explicar melhor o que é e para que serve o teste de creatinina. A creatinina é produzida por meio da quebra da proteína chamada creatina fosfato, fundamental no processo de contração muscular, e após filtrada pelos rins, a creatinina é excretada pela urina. Quando os rins não estão funcionando regularmente, a filtragem da creatinina é prejudicada, assim, não há excreção total, pois grande parte da substância permanece no organismo, resultando no aumento de creatinina no sangue. É por isso que este exame é tão importante para detectar problemas de função renal….

O perigo do cloro nas águas de aquário

É preciso muita atenção em relação ao cloro nas águas de aquário. Créditos: Pixabay

Ter um aquário exige muito cuidado e atenção, principalmente em relação à qualidade da água usada no tanque e seus componentes, inclusive o cloro. Sob efeito dele, os peixes ficam apáticos, ofegantes, com nado irregular, às vezes na superfície da água, ou parados no fundo do aquário. Entenda o perigo do cloro nas águas de aquário. Não há como saber com exatidão essa estatística, mas o primeiro impacto que a maioria dos aquaristas iniciantes sofre diz respeito à perda de peixes causada por água nova da torneira. É a velha história: na loja de aquários, diante da beleza de tantas espécies de peixes e plantas, as crianças, jovens e até adultos se entusiasmam e terminam comprando o que bem lhes apetece. Em seguida, vem o…

Água contaminada gera mais mortes que guerras

ricos-da-agua-cotaminada

A água contaminada, além de apresentar prejuízos ao meio ambiente, também pode causar efeitos adversos à saúde humana, sendo a causa de mais de 2 milhões de mortes ao ano no mundo todo. Apesar de concentrar a maior reserva de água doce superficial do planeta (12% do total), muitas regiões do Brasil ainda sofrem com a oferta limitada deste recurso. Além da distribuição desigual no território – 81% dos recursos hídricos estão limitados à região hidrográfica da Amazônia –, o mau uso e a poluição também são problemas que comprometem a qualidade e disponibilidade da água no país. De acordo com o estudo da Agência Nacional de Águas (ANA), 81% dos recursos hídricos monitorados no Brasil receberam classificação “ótima” ou “boa” e 19% como “regular”, “ruim”…

O que é o exame de glicemia e para que serve?

Exame de glicemia: análise que confirma a Diabetes. Créditos: Lori Greig / Fonte: Visual Hunt

Seu médico pediu o exame de glicemia? Calma! Pode ser apenas um check-up, afinal ele faz parte da lista de exames básicos que devemos fazer, pelo menos, uma vez por ano. Neste post vamos explicar melhor o que é e para que serve o teste de glicose. A análise é feita por meio de coleta de sangue e acusa o excesso ou ausência de açúcar em circulação no nosso organismo. Este é um dos exames mais comuns para investigar o diagnóstico e acompanhamento da diabetes. Para um resultado mais sólido, o exame de glicemia pode ser solicitado por seu médico juntamente com outros teste como o TTOG (teste de tolerância oral à glicose) e a hemoglobina glicada, que também analisam alterações no sistema sanguíneo. O que…

Monitoramento e controle da água de aquário

Entenda os fatores de monitoramento e controle da água de aquário. Créditos: aquario online

Já explicamos anteriormente sobre qual a melhor água para aquário e neste post vamos te ajudar a conhecer melhor os parâmetros mais importantes de monitoramento e controle da água de aquário. Pessoas que tem ou querem adquirir um aquário sempre procuram saber mais sobre os peixes e como dar melhores condições de vida a eles. Por isso, a preocupação com a água e suas propriedades é essencial. Listamos aqui os principais elementos para acompanhamento e manutenção. Temperatura É fácil perceber a influência da temperatura no funcionamento do organismo do peixe, pois nós também sentimos sua variação. Quando a temperatura está baixa, nos comportamos diferente de quando a temperatura é mais elevada. Isso também ocorre com o peixe: seu metabolismo varia com a temperatura. A diferença…

A importância tratamento e monitoramento do efluente

Tratamento e monitoramento do efluente é importante para o abastecimento público.

O lançamento de esgoto in natura ou tratado de forma ineficiente está trazendo um desafio adicional às empresas de saneamento: a contaminação de mananciais para abastecimento público. Por isso órgãos fiscalizadores como o Conselho Nacional do Meio Ambiente estão cada vez mais exigentes em relação ao tratamento e monitoramento do efluente. Fármacos, hormônios e outros contaminantes são encontrados com freqüência alarmante na água destinada ao consumo. Vale lembrar que apenas 39% da carga orgânica gerada diariamente é removida pelas 2768 ETEs – estações de tratamento de esgoto existentes no Brasil. A estiagem dos últimos anos agravou ainda mais esse cenário, com redução da vazão e o conseqüente aumento de concentração de poluentes. Com os rios cada vez mais poluídos, a desinfecção é a única forma…

Qual a melhor água para aquário?

Não há uma água ideal para aquário, mas sim uma que se adapta melhor às suas necessidades. Créditos: Dorigo / Fonte: Pixabay

A melhor água para aquário deve ser mais pura e limpa possível, livre de qualquer substância tóxica como o cloro, metais pesados e compostos nitrogenados. É claro que pode até haver certa tolerância, porém, quanto mais pura a água, melhor. A seguir vamos analisar as águas usadas com mais freqüência para você descobrir qual é a melhor para colocar em seu aquário. Água da chuva Hoje, com a poluição das grandes cidades seria um erro terrível usar água da chuva em aquário, pois quando a chuva cai, ela promove uma espécie de purificação na atmosfera, limpando os resíduos de poluição causados por fábricas, carros etc. Alguém já deve ter escutado uma música do Raul Seixas que no refrão ele diz: “quando a chuva voltando para…

Caixa de gordura de restaurantes

cozinha-restaurante

Diversas campanhas têm sido feitas no país nos últimos anos para conscientizar a população sobre o correto descarte de óleo de cozinha. Mas existe um outro vilão, raramente lembrado, com enorme poder de destruição: a caixa de gordura de restaurantes e bares. O que é e para que serve a caixa de gordura? A caixa nada mais é que um recipiente totalmente vedado, normalmente, feito de pvc, que liga a tubulação da pia da cozinha do estabelecimento à rede de esgoto. Por meio de um dispositivo específico ela é retém a gordura, separando o óleo da água para evitar entupimentos nas tubulações. A falta de manutenção das caixas de gordura se reflete diretamente nas condições de higiene dos restaurantes já que a matéria resultante do…

A Análise de Potabilidade garante que eu posso beber a água analisada?

Potabilidade da Água. Como funciona a análise?

De modo geral, os laboratórios de análises de água entendem a análise de potabilidade como aquela que envolve alguns parâmetros físico-químicos e outros bacteriológicos, servindo de parâmetros iniciais para investigar se a água pode ser ingerida por seres humanos, ou seja, é apenas uma preliminar para saber se sua água é realmente potável ou não. Fazendo uma analogia com a área médica, numa primeira visita a um médico você irá fazer exames “indicadores” de saúde como pressão arterial, por exemplo. Se os parâmetros estiverem alterados, ele irá recomendar exames mais complexos para investigar a causa. Com a água acontece a mesma coisa: os indicadores de potabilidade aparecem nos laudos e, se todos estiverem dentro da norma, é provável que a água possa ser consumida por…

1 2 3 6