Arquivos

A Origem da água de um caminhão pipa

facebook_laboratorio_cavaliere_ph_analise_aguas_origem_agua_caminhao_pipa

Boa parte dos transportadores de água em caminhão – pipa (os chamados “pipeiros”) abastecem seus caminhões sempre de um mesmo local (um poço, por exemplo). Não é incomum que o poço seja de propriedade da mesma empresa que administra o frete através dos caminhões e não há nenhuma irregularidade com relação a isso. Contudo, a crise hídrica gerou um grande aumento na demanda pelo fornecimento de água através de caminhão-pipa, o que pode gerar um mercado paralelo e desautorizado em que a água transportada tenha origem desconhecida ou mesmo comprometida. Nesses casos, mesmo a cloração mínima de 2,0 mg/L (descrita acima) poderá não adequar a água ao consumo humano, pois o cloro só atua na eliminação de bactérias. Águas com alterações físico-químicas retiradas de locais…

Quem transporta a água de um caminhão-pipa?

facebook_laboratorio_cavaliere_ph_analise_aguas_quem_transporta_caminhao_pipa

Em diversos municípios brasileiros, a autoridade sanitária publicou diretrizes para a autorização e concessão de licença específica para veículos realizarem o transporte de água destinada ao consumo humano. Em qualquer que seja o município, essa licença estará a cargo da COVISA, CVS ou agente público que responda pela vigilância e fiscalização sanitárias locais. O consumidor deve procurar a autoridade sanitária a fim de conhecer sobre a autorização dos fornecedores desse tipo de serviço antes de contratá-los.

Treino para o bem-estar

facebook_laboratorio_cavalieri_analises_clinicas_treino_bem_estar

Segundo o novo estudo, os benefícios do exercício a curto prazo – após um treino – são melhora do humor, das funções cognitivas e diminuição dos níveis de stress. Não é novidade que praticar atividade física regularmente melhora o humor, reduz o stress e o risco de depressão. Há tempos, corredores se vangloriam do “bem-estar” após a corrida, relatando sentimentos de euforia e menos ansiedade. Agora, um novo estudo acaba de mostrar que um treino um pouco mais intenso já é o suficiente para alcançar esses benefícios, segundo informações do tabloide britânico on-line Daily Mail. De acordo com pesquisadores de neurociência da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos, apenas uma seção de atividade física já é capaz de causar alterações neurológicas que melhoram até…

Câncer no Reto

facebook_laboratorio_cavalieri_analises_clinicas_cancer_reto

As condutas e incertezas no câncer de reto No Brasil são diagnosticados cerca de 15 000 novos casos por ano de câncer do reto. Esse tumor deve ser suspeitado e investigado quando a pessoa apresenta sangue e/ou muco nas fezes e também quando tem a sensação de evacuação incompleta. O diagnóstico pode ser feito através de um simples toque retal ou por meio de exame endoscópico. Quando tratado de forma apropriada, em especial nas fases mais iniciais, apresenta bons índices de cura. O tratamento desse tumor depende das suas características e, em geral, é realizado por uma associação de métodos terapêuticos: radioterapia, quimioterapia e cirurgia. O tratamento clássico é a cirurgia de ressecção do reto. Assim, lesões localizadas até cerca de um a dois centímetros…

Filtro de Osmose Inversa

facebook_laboratorio_cavaliere_ph_analise_aguas_osmose_inversa

Hoje, talvez sejam os mais populares do mercado e os que têm realmente as capacidades mais refinadas. Na realidade o nome é inadequado pois não se trata de osmose e nem de inversa. Contudo, por operarem sob pressão mais elevada, são capazes de reter os particulados mais refinados bem como reduzir consideravelmente a concentração dos sólidos totais dissolvidos na água. Por terem membranas filtrantes bastante refinadas, são capazes de reter inclusive as bactérias mais freqüentes em água tais como os coliformes totais e o grupo de bactérias heterotróficas, conhecido como “bactérias ambientais”. Esses equipamentos têm a desvantagem de só operarem se ligados à energia elétrica porque possuem uma bomba interna para produzir pressão na água contra a membrana filtrante (sem o que a filtração refinada…

Filtro de Pressão

facebook_laboratorio_cavaliere_ph_analise_aguas__filtro_pressao

Esse é um produto mais comum e fica instalado na torneira ou na parede. A filtração tem que acontecer naturalmente, mas, quando se abre o registro, a pressão do filtro empurra sujidades para frente e elas acabam passando para a água. Antes de comprar o filtro ou purificador, prefira aquele que filtra a água (eliminando as impurezas) e também purifica a água (matando os micro-organismos). Alguns purificadores se encaixam nestas duas necessidades: a água é filtrada naturalmente, por gravidade e não por pressão, e, depois, passa por setores de hipercloração e decloração (para ajustar a quantidade de cloro), eliminando possíveis micro-organismos presentes.

Ozonizador

facebook_laboratorio_cavaliere_ph_analise_aguas_ozonizador

Os ozonizadores purificam a água com o gás ozônio. Mas, para que a purificação ocorra, é necessário que o gás fique borbulhando dentro da água por 10 a 15 minutos. A passagem da água pelo ozônio é rápida nesses aparelhos, então eles falham no tempo de exposição, não eliminando possíveis contaminações por micro-organismos.

Purificador

facebook_laboratorio_cavaliere_ph_analise_aguas_purificador

Os purificadores são acoplados à torneira ou ao encanamento. A água passa pelo filtro e, depois, pelo carvão ativado. O problema é que o carvão elimina o cloro, a única garantia que temos para manter a qualidade microbiológica da água. Após retirar a água do aparelho e guardá-la na geladeira, por exemplo, você deve adicionar duas gotas de água sanitária (a 2,5% de cloro) para cada litro de água e esperar por 20 a 30 minutos antes de beber.

Filtro de Barro

facebook_laboratorio_cavaliere_ph_analise_aguas_filtro_barro

Esses filtros funcionam com a gravidade. A água é filtrada quando passa de um recipiente para outro, podendo ser de barro ou de cerâmica. O elemento filtrante é a vela que fica dentro do equipamento. Ela tira a turbidez da água, mas não elimina os micro-organismos. Quando a vela fica suja, ela deve ser trocada e não lavada com açúcar ou sal. O certo é verificar a vela uma vez por semana e trocá-la sempre que estiver suja, senão ela passa a contaminar a água.

Sua água é realmente potável?

facebook_laboratorio_cavaliere_ph_analise_aguas_agua_potavel

A ingestão de dois litros de água por dia é unanimidade entre os especialistas. Mas, para que o organismo funcione como o esperado, a água precisa ser cristalina e livre de bactérias. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), ao menos dois milhões de pessoas morrem por ano no mundo devido a doenças causadas pela água contaminada. Muitas pessoas optam pelos filtros d’água ao invés do galão convencional, mas é essencial saber a funcionalidade de cada tipo. A diversidade nas propagandas pode confundir o consumidor: “Água pura da fonte em casa”; “ação bacteriológica”; “poder antitoxina”; “água limpa e cristalina”, são algumas das publicidades vistas nos mercados. O primeiro passo para escolher um bom filtro, segundo o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia…

1 2 3 5