Arquivos

Quais os exames preventivos para homens?

exames preventivos para homens: cuidar da saúde é essencial

“Cuidar da saúde também é coisa de homem”. A famosa frase ilustra bem um problema grave no Brasil: a maioria dos homens não procura ajuda médica por preconceito ou vergonha. Exames preventivos ajudam a detectar doenças antes mesmo que elas se manifestem, tornando os tratamentos mais fáceis e aumentando as chances de cura. Muitas doenças são silenciosas e só mostram sintomas quando é tarde demais, por isso é tão importante que homens procurem um médico regularmente e mantenham a saúde em dia. Confira quais os exames preventivos para homens: Exame de Próstata Apesar de muito polêmico, saiba que ele pode salvar vidas, porque consegue diagnosticar o câncer de próstata, evitando o desenvolvimento da doença. Ele deve ser feito anualmente a partir dos 50 anos e, caso…

O que é uma Cisterna?

Cisterna: antes de consumir a água é preciso saber de sua qualidade. Foto: suaobra

Vem de uma cultura milenar armazenar a água da chuva ou água de poço em uma caixa d’água que recebe o nome de cisterna. A água da chuva é captada por calhas e dutos do telhado e/ou pisos enchendo a cisterna. Essa água pode ser usada para irrigação e lavagem.  Para poder utilizá-la para consumo humano ela deve passar por tratamento e avaliação de potabilidade periodicamente. A qualidade dessa água pode ser influenciada pela poluição do ar em regiões industriais e pelo sistema de captação (telhados, calhas e superfícies de escoamentos), que permite a entrada de contaminantes, tanto biológicos como não biológicos. Poeira, sujeira, fezes de animais e folhas de árvores podem, além de contaminar a água com microrganismos nocivos à saúde, causar sabores e odores desagradáveis. Como devem ser uma cisterna? A construção de…

Câncer de mama: conheça as causas, sintomas e tratamentos

causas-tratamentos

O câncer de mama é um tumor maligno causado por alterações genéticas que multiplicam células anormais no local. Existem vários tipos de câncer de mama e, enquanto alguns se desenvolvem lentamente, outros são mais rápidos. Por isso a prevenção é essencial. Apesar de ser o tipo de câncer que mais atinge as mulheres, pouco se sabe sobre a doença. Por isso, neste post vamos mostrar as principais características, sintomas e formas de tratamento. Fatores de riscos Além de alterações genéticas, o câncer de mama também pode ser desencadeado por elementos de risco como histórico de vida, genética e comportamento. O INCA – Instituto Nacional de Câncer – listou os principais fatores: Ambientais e Comportamentais Obesidade e sobrepeso após a menopausa; Sedentarismo (não fazer exercícios); Consumo…

Por que fazer análise de água em laboratório?

Análise de água em laboratório: garantia dos resultados

A água é um elemento muito presente no cotidiano de todos: está em restaurantes, piscinas, poços artesianos, no abastecimento público e muito mais. Saber sobre sua qualidade é essencial para a saúde, por isso é imprescindível fazer a análise de água em laboratório. Independentemente da origem, a água usada direta ou indiretamente para consumo humano precisa ser avaliada por profissionais capacitados, a fim de seguir normas determinadas pelo Ministério da Saúde. Além de examinar pontos microbiológicos como coliformes totais e bactérias heterotróficas, a análise de água em laboratório também realiza ensaios que vão desde a verificação do pH, até a checagem de pesticidas, chumbo e outros metais. Quando fazer a análise de água em laboratório? A periodicidade da análise vai depender da necessidade e da…

Conheça os tipos de diabetes

Existem diversos tipos de diabetes. Conheça alguns dos principais.

A diabetes mellitus apresenta diferentes variações em razão de suas causas: a diabetes tipo 1, por exemplo, é auto-imune, já a diabetes tipo 2 tem a ver com genética e hábitos de vida. Existem ainda a diabetes gestacional, que surge por influência das alterações hormonais do período e também a diabetes LADA (latente autoimune do adulto) e diabetes MODY (maturity onset diabetes of the young), que mescla as diabetes 1 e 2. Neste post vamos tratar os principais tipos de diabetes e suas características, Continue lendo para entender melhor sobre as diferenças de cada uma. Diabetes tipo 1 Tipo auto-imune, ou seja, o próprio organismo ataca (equivocadamente) as células do pâncreas, dizimando as que produzem insulina. A ausência de insulina no sangue, faz com que…

O que é o exame de Papanicolau?

o exame de Papanicolau não detecta o HPV em si.

Seu médico pediu o exame de Papanicolau? Calma! Pode ser apenas um check-up, afinal ele faz parte da lista de exames básicos que toda mulher deve fazer, pelo menos, uma vez por ano. Neste post vamos explicar melhor o que é e para que serve o Papanicolau. Também conhecido como Citologia ou Colpocitologia Oncótica, o Papanicolau permite um diagnóstico precoce, aumentando as chances de cura, por isso deve sempre estar na lista de exames de todas as mulheres sexualmente ativas. Para que serve o exame de Papanicolau? Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Papanicolau não detecta o HPV em si, mas sim lesões pré-cancerosas provocadas por esse vírus e que, se não tratadas corretamente, podem originar um tumor. Além do câncer de colo…

Teste do pezinho: por que é importante fazer?

A triagem neonatal ou teste do pezinho é de extrema importância para a saúde do bebê

O teste do pezinho ou triagem neonatal é um dos mais importantes exames para verificar a saúde do recém-nascido, pois consegue detectar doenças que afetam o desenvolvimento neuropsicomotor. Por ser um exame de prevenção, ele permite aos médicos agirem antes que doenças, muitas vezes raras, se manifestem, garantindo tratamento adequado e, com isso, a saúde e qualidade de vida do bebê. Para que serve o teste do pezinho? O exame permite identificar patologias genéticas, infecciosas ou metabólicas entre elas, podemos citar: Hipotireoidismo Congênito: interfere na produção de hormônios da tireoide; Fenilcetonúria: doença genética caracterizada pela falta de tirosina (aminoácido); Hemoglobinopatias: alteração da hemoglobina que causa doenças, como anemia falciforme; Fibrose Cística: altera a produção de suor produzindo substâncias mais espessas e de difícil eliminação; Hiperplasia…

Como garantir a qualidade da água em serviços de alimentação

Garanta a qualidade da água em serviços de alimentação

Para obter a qualidade da água em serviços de alimentação, é preciso serguir uma série de regras e orientações específicas e, principalmente, estar em conformidade com a Resolução RDC nº 216, de 15 de setembro de 2004, que aplica-se a: cantinas; bufês; comissarias; confeitarias; cozinhas industriais; cozinhas institucionais; delicatéssens; lanchonetes; padarias; pastelarias; restaurantes; rotisserias; congêneres; E todo e qualquer serviço de alimentação que realiza manipulação, preparação, fracionamento, armazenamento, distribuição, transporte, exposição à venda e/ou entrega de alimentos preparados ao consumo. Esta resolução orienta que deve ser utilizada somente água potável para manipulação de alimentos, a qual deve ser atestada semestralmente mediante laudos laboratoriais de análises de água. Como garantir a qualidade da água em serviços de alimentação? O gelo para utilização em alimentos deve ser…

Dicas de como parar de fumar

3106

Dia 29 de agosto é o Dia Nacional de Combate ao Fumo, data criada para conscientizar a população sobre os malefícios do cigarro tanto para os tabagistas, quanto para quem está ao redor, a fim de fazê-los parar de fumar. Se livrar desse vício é um processo sério e que exige muito esforço, pois envolve não só aspectos físicos como também comportamentais e psicológicos. A boa notícia é que é possível, sim, deixar esse hábito sem precisar de ajuda médica, porém, é preciso ter em mente a importância de mudar a rotina e abrir mão de alguns costumes. Separamos aqui algumas dicas para fazer o vício do fumo sumir num processo sem grandes sacrifícios e evitando recaídas: Dicas de como parar de fumar Fuja da…

Água de condomínios: como garantir qualidade

Researcher holds a test tube with water in a hand in blue glove

A análise da água de caixas d’água, reservatórios e poços artesianos é um passo importante para aqueles que desejam garantir a segurança no uso e consumo da água de condomínios. A água, apesar de ser tratada pelas Companhias de Saneamento conforme padrões estabelecidos pelo  Ministério da Saúde, pode sofrer algum tipo de contaminação durante o armazenamento por causa das caixas d’água, que muitas vezes ficam longos períodos sem limpeza ou possuem rachaduras e tampas danificadas. Caixas com vedação inadequada ou tampas danificadas podem favorecer a entrada de insetos, ratos, rãs, lagartixas, pássaros e, consequentemente, a presença de fezes destes animais. Estes fatores, aliados à falta de limpeza, contribuem diretamente para a contaminação da água. Também é preciso atenção com os reservatórios inferiores, principalmente com os que…

1 2 3 7