Por que fazer análise de água em laboratório?

Análise de água em laboratório: garantia dos resultados

A água é um elemento muito presente no cotidiano de todos: está em restaurantes, piscinas, poços artesianos, no abastecimento público e muito mais. Saber sobre sua qualidade é essencial para a saúde, por isso é imprescindível fazer a análise de água em laboratório.

Independentemente da origem, a água usada direta ou indiretamente para consumo humano precisa ser avaliada por profissionais capacitados, a fim de seguir normas determinadas pelo Ministério da Saúde.

Além de examinar pontos microbiológicos como coliformes totais e bactérias heterotróficas, a análise de água em laboratório também realiza ensaios que vão desde a verificação do pH, até a checagem de pesticidas, chumbo e outros metais.

Quando fazer a análise de água em laboratório?

A periodicidade da análise vai depender da necessidade e da legislação específica de cada segmento. Na maioria dos casos, quando se trata de requisitos da Vigilância Sanitária, é preciso apresentar relatórios mensais.

Aqui, no Laboratório Cavalieri, estudamos todo caso individualmente, com propósito de entender as necessidades de cada cliente e oferecer o melhor serviço, seja na análise em campo ou no próprio laboratório.

Leis de análise de água em laboratório

Existem diversos órgãos sejam municipais, estaduais ou federais que estabelecem normas, estipulam procedimentos e determinam sobre padrões e classificações da análise de águas.

É importante estar sempre atento quanto às obrigações ambientais. Podemos citar, entre as principais legislações vigentes:

Ao fazer a análise de água, o ideal é contratar um laboratório de confiança, pois é preciso seguir normas e padrões específicos. Ao longo dos anos adquirimos um grande conhecimento na prestação de serviços de análise de água, desde a coleta até a expedição do relatório.

Atualmente, esta atividade é desempenhada por uma equipe de profissionais especialmente treinada para a realização dos serviços, seguindo procedimentos implantados pelo Sistema de Gestão da Qualidade em conformidade com a ISO 17025:2005 (atualizada em 2017), homologado pela RMMG, desde 2013.

Entre em contato conosco para solicitar propostas comerciais, instruções para coleta de água, marcação de coleta, tirar dúvidas e dar sugestões! Mande um e-mail para analisesdeaguas@laboratoriocavalieri.com.br ou ligue para (32) 3215-5724.

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *