9 hábitos que podem fazer a diferença na sua vida

Hábitos saudáveis fazem a diferença. Créditos: Freepik

Ter hábitos saudáveis é essencial para evitar o surgimento e progressão de doenças crônicas e ter uma vida mais longa. Criar esses hábitos não é fácil, além da prática regular de exercícios, também é preciso cuidar da alimentação, mas aos poucos o corpo e a mente se acostumam com a nova rotina. Confira essas dicas de 9 hábitos que podem fazer a diferença na sua vida.

1. Utilize o mínimo de sal possível no preparo dos alimentos. Uma boa dica é evitar colocar o saleiro na mesa, para não cair na tentação de adicionar mais sal na refeição.

Hábitos saudáveis: diminua a quantidade de sal. Créditos: TooFarNorth / Fonte: Visual Hunt

Diminua a quantidade de sal. Créditos: TooFarNorth / Fonte: Visual Hunt

2. Troque temperos industrializados e que contém uma grande quantidade de sódio como glutamato monossódico (ressaltador de sabor) e caldos prontos por condimentos naturais como alho, coentro e manjericão.

Hábitos saudáveis: Troque temperos industrializados por naturais. Créditos: Calum Lewis / Fonte: Unsplash

Troque temperos industrializados por naturais. Créditos: Calum Lewis / Fonte: Unsplash

3. Muita atenção aos rótulos. Antes de escolher um produto, leia o rótulo, veja quais ingredientes compõe o produto (principalmente açúcares e sódio) e compare com os concorrentes.

Hábitos saudáveis: confira os componentes dos produtos. Créditos: arquivo

Confira os componentes dos produtos. Créditos: arquivo

4. Evite alimentos com sal e gordura em excesso como enlatados, embutidos, carnes salgadas e molhos prontos. Lembre-se: menos embalagens, mais cascas!

Hábitos saudáveis: dê preferência aos alimentos naturais. Créditos: valeria_aksakov / Fonte: Freepik

Dê preferência aos alimentos naturais. Créditos: valeria_aksakov / Fonte: Freepik

5. Sempre que possível consuma menos gordura: troque frituras por grelhados, cozidos ou assados e dê preferência aos óleos vegetais.

Hábitos saudáveis: evite alimentos gordurosos. Fonte: Visual Hunt

Evite frituras e alimentos gordurosos. Fonte: Visual Hunt

6. Largue os maus hábitos! Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e tabagismo.

Hábitos saudáveis: para de fumar e evite bebidas em excesso. Créditos: Vannrith Va / Fonte: Unsplash

Pare de fumar e evite bebidas em excesso. Créditos: Vannrith Va / Fonte: Unsplash

7. Se for consumir pães, massas e cereais, escolha sempre a versão integral e tente incluir frutas, verduras e legumes em, pelo menos, 3 refeições.

Hábitos saudáveis: prefira alimentos integrais. Créditos: jcstudio / Fonte: Freepik

Prefira alimentos integrais. Créditos: jcstudio / Fonte: Freepik

8. Pratique, no mínimo, 30 minutos diários de qualquer exercício físico, seja uma luta, alguma atividade aeróbica ou até mesmo uma caminhada. Não esqueça de procurar um profissional capacitado para indicar qual a melhor esporte para você.

Hábitos saudáveis: pratique atividades físicas regularmente. Créditos: Javier Sánchez Mingorance / Fonte: Freepik

Pratique atividades físicas regularmente. Créditos: Javier Sánchez Mingorance / Fonte: Freepik

9. Fique de olho na balança! O excesso de peso contribui para o desenvolvimento da hipertensão e outras doenças cardíacas, por isso é preciso manter seu peso sempre constante e o mais próximo possível do estipulado como ideal.

Hábitos saudáveis: mantenha o peso próximo ao ideal. Créditos: Raul G. Herrera / Fonte: 500px

Mantenha o peso próximo ao ideal. Créditos: Raul G. Herrera / Fonte: 500px

Seguindo essas dicas é possível levar uma vida com qualidade, saúde e bem-estar. Basta ter persistência e muito foco!

Fonte: https://veja.abril.com.br/blog/letra-de-medico

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