6 formas de combater a hipertensão

como-evitar-hipertensao

Combater a hipertensão é um exercício diário. De acordo com o Ministério da Saúde, quase um quarto dos brasileiros são hipertensos. Por isso, no dia Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão, vamos te mostrar algumas formas de afastar a doença.

A hipertensão arterial ou pressão alta ataca os vasos sanguineos, coração, cérebro, olhos e rins. E os sintomas só aparecem quando a pressão sobre muito, podendo ocorrer:

  • dores no peito
  • tonturas
  • dor de cabeça
  • zumbido no ouvido
  • sangramento, principalmente nasal
  • fraqueza
  • visão embaçada

Felizmente, com algumas medidas simples que podem ser inseridas em sua rotina, é possível combater a hipertensão. Confira!

Como combater a hipertensão

Mantenha o peso adequado
Para isso, caso necessário, mude seus hábitos alimentares: dê preferência a frutas ricas em potássio, coma peixe, pelo menos, duas vezes por semana, opte por carnes brancas ou vermelhas magras e beba leite desnatado e derivados.

Não abuse do sal
Tanto na escolha dos alimentos industrializados, quanto ao cozinhar, não abuse do sal e tente substituí-lo por outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos como alho e pimenta, por exemplo.

Pratique atividades físicas regularmente
Exercícios como hidroginástica, caminhadas ou bicicleta ergométrica auxiliam na melhora do condicionamento físico, evitando problemas arteriais. Quem já é hipertenso pode se exercitar, mas é preciso liberação e orientação médica.

Aproveite momentos de lazer
Ter um hobby ou incluir atividades relaxantes em sua rotina pode ajudar a controlar emoções e aliviar a sobrecarga do dia a dia, diminuindo as chances de aumentar a pressão arterial.

Pare de fumar
Largar o tabaco é essencial para baixar a pressão arterial, já que as substâncias tóxicas do cigarro, além de comprometer sua saúde como um todo, elevam a pressão.
Aqui nós damos algumas dicas para acabar com esse vício.

Beba com moderação
Consumir álcool em demasia pode desestabilizar o ritmo dos batimentos cardíacos, causando arritmia e aumentando os riscos de insuficiência cardíaca, além de tornar maior a possibilidade de um derrame.

Diagnóstico e tratamento

Medir a pressão regularmente é a única maneira de diagnosticar a hipertensão. Apesar de não ter cura, a hipertensão tem tratamento e pode ser controlada.

Lembrando que apenas um médico poderá indicar o melhor método de controle e a medicação ideal. Mas adotar um estilo de vida saudável e realizar exames complementares prescritos por ele é fundamental.

Esses exames laboratoriais podem ser feitos com rapidez e confiança em qualquer uma de nossas unidades e o resultado pode ser consultado online. Quer saber mais? Mande um whatsapp clicando aqui ou ligue para 3215-5724.

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *