[elfsight_whatsapp_chat id="1"]
background">

Notícias

5 dicas para ajudar as crianças com o medo de exame de sangue

22/03/2022 em Notícias

Exame de sangue é um problema para muitos adultos, que chegam a ter queda de pressão e até desmaios no momento da coleta. Imagine como uma criança pode ficar assustada com o combo agulha + sangue, ainda mais se já tiver algum sintoma que precisa ser investigado, como febre, ou vários tipos de incômodos de possíveis infecções.

Mães, pais e qualquer pessoa responsável pela criança podem, entretanto, tornar esse momento menos difícil, servindo como um ponto de apoio, acolhimento e informação para seus baixinhos.

Separamos 5 dicas de especialistas em saúde infantil que podem te ajudar a fazer o exame de sangue menos assustador para os pequenos. Confira:

  • Fale a verdade

Dizer à criança que não sabe como será o exame ou que “não dói nadinha” pode quebrar o laço de confiança entre vocês.  Evite falar com muita antecedência para não causar ansiedade, mas um ou dois dias antes, conte exatamente o que vai acontecer, adequando para a idade, e mostre-se disponível para responder perguntas.

  • “Ensaie” com bonecos

Brincar é uma maneira de ajudar a criança a expressar seus sentimentos e medos e funciona especialmente bem com as menores. Mostre como é o passo a passo do exame de um jeito simples e leve, respondendo a eventuais perguntas que possam surgir.

  • “O choro é livre”

Se seu filho ou filho chorar, como faz a maioria, tudo bem.  Chorar é uma forma de expressão importante, principalmente para crianças menores, que ainda não articulam a fala muito bem. Não repreender o choro ajuda a validar o que os pequenos estão sentindo.

  • Fique perto

É muito importante que a criança se sinta acolhida e a linguagem corporal é uma das formas de proporcionar isso. Vale segurar a mão, pegar no colo, fechar os olhos juntos, e vários outros recursos que mostrem que você está junto com ela.

  • Passe segurança

Não adianta tentar tranquilizar a criança se você demonstrar nervosismo. Agir com naturalidade e ir mostrando que tudo está acontecendo conforme vocês conversaram é sempre a melhor pedida.

No Laboratório Cavalieri, temos uma equipe altamente capacitada para tornar a coleta de sangue mais fácil para suas crianças e, claro, para você também.

Acompanhe dicas como essa em nossas redes sociais.

E, mantenha seus exames em dia!

📍 Unidade Centro
Rua Batista de Oliveira, 680/ 2º andar
(32) 3215-5724

📍 Unidade Bandeirantes
Rua Sabino Francisco de Barros, 316 – Bandeirantes (Anexo à RBC)
(32) 3224-3832

Últimas Notícias

22/02/2024

Casos de dengue crescem em Juiz de Fora no início de 2024

Leia mais
16/01/2024

Cuide da sua saúde e bem-estar: faça o check-up completo anualmente

Leia mais
15/12/2023

Motoristas profissionais das categorias C,D e E têm até o dia 28 de dezembro para regularizar o exame toxicológico

Leia mais
background

Estamos prontos para atender você!