[elfsight_whatsapp_chat id="1"]
background">

Notícias

Dia Zero e o Brasil

21/05/2018 em Notícias

O Dia Zero está chegando na África do Sul. Mas o que parece ser o nome de um filme de Hollywood não tem alienígenas ou ameaças de invasão à Terra. É o dia em que as reservas de água da Cidade do Cabo vão chegar ao fim: provavelmente agosto de 2018. Será a primeira metrópole do mundo sem água.

Segundo especialistas do setor, os impactos podem superar tudo o que uma grande cidade já enfrentou, desde a Segunda Guerra. Os 4 milhões de habitantes precisarão fazer filas para obter água racionada nos 200 postos de distribuição.

A crise hídrica no mundo

A Cidade do Cabo pode ser a primeira grande cidade a ficar sem água, mas será apenas a ponta do icebergue. A cidade sul-africana é exemplo de um problema para o qual os especialistas alertavam há muito, porque apesar da água cobrir 70% do planeta, apenas 3% está em condições de consumo.

Mais de mil milhões de pessoas não têm acesso a água potável e 2,7 mil milhões ficam sem ela pelo menos uma vez por mês. Segundo a BBC, um estudo realizado em 2014, acerca das 500 maiores cidades do mundo, leva a crer que uma em cada quatro estão sob “stress hídrico”, ou seja, estão numa situação em que a procura de água por habitante é maior do que a capacidade de oferta.

E o Brasil?

O retrato pode soar exagerado e distante da realidade brasileira, mas serve de alerta para evitar que o segundo ou terceiro Dia Zero ocorram em nossas terras. As crises hídricas constantes do Nordeste e, recentemente, da região metropolitana de São Paulo, na qual o Sistema Cantareira atingiu o menor nível da capacidade total de seu reservatório, não deixam o país em situação confortável.

Economizar água, principalmente no inverno, quando os reservatórios não recebem muita água devido ao fim do período de chuvas, é essencial para que o Dia Zero não chegue ao Brasil. Por isso, separamos algumas dicas para você controlar o gasto de água durante todo o ano.

Dicas para evitar o Dia Zero no Brasil

  • Ao tomar banho com água quente, ligue o chuveiro somente ao entrar no box, afinal chuveiros elétricos esquentam automaticamente. Feche sempre que for passar o sabonete, usar shampoo ou desembaraçar o cabelo. Assim o gasto cai, em média, de 135 litros de água para apenas 45 litros.
  • Ao escovar os dentes apenas molhando a escova e usando um copo de água para enxágue você economiza cerca de 11 litros do recurso por vez. Também mantenha a torneira fechada ao fazer a barba ou ensaboar o rosto.
  • Sempre verifique se há algum tipo de vazamento interno ou externo na descarga e vaso sanitário. Isso pode desperdiçar em torno de 46 litros de água por dia, por isso faça o reparo o mais rápido possível.
  • Antes de lavar a louça, retire os restos de comida dos utensílios com a ajuda de papel toalha ou guardanapo, depois molhe e ensaboe todas as panelas, talheres, pratos e etc., para só então abrir a torneira e enxaguá-los.
  • Se você tem o hábito de lavar o carro em casa todo final de semana, tente, se possível, fazer apenas uma vez ao mês e troque a mangueira por um balde. Desta forma vai passar de 560 litros utilizados para apenas 40 litros, aproximadamente.
  • A mangueira também deve ser substituída por balde para quem lava calçada. Use vassoura e sabão para tirar a sujeira acumulada. Isto vai economizar mais ou menos 14,5 mil litros de água ao ano.
  • Para molhar as plantas a mangueira também deve ser trocada, neste caso, por um regador. Em dias quentes as plantas devem ser regadas pela manhã o à noite, para evitar o período de maior evaporação. Já no inverno ou dias frios, as plantas podem ser molhadas dia sim, dia não.

Pequenas mudanças em seu cotidiano podem ajudar a salvar o planeta. Vamos nos conscientizar quanto ao uso das águas!

Últimas Notícias

22/02/2024

Casos de dengue crescem em Juiz de Fora no início de 2024

Leia mais
16/01/2024

Cuide da sua saúde e bem-estar: faça o check-up completo anualmente

Leia mais
15/12/2023

Motoristas profissionais das categorias C,D e E têm até o dia 28 de dezembro para regularizar o exame toxicológico

Leia mais
background

Estamos prontos para atender você!