[elfsight_whatsapp_chat id="1"]
background">

Notícias

Mau uso de remédios provoca 40% das intoxicaç?es

16/12/2016 em Notícias

Mau uso de remédios provoca 40% das intoxicaç?es

Levantamento da Central de Vigilância Sanitária de São Paulo indica que a cada hora é registrado um caso de efeito colateral de medicamento, que vai desde uma simples coceira até convulsão. A estimativa foi feita com base nas 9.338 notificações feitas por unidades de saúde paulistas apenas em 2007.

Segundo um levantamento da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, divulgado no final do ano passado, 40% ou quatro em cada dez casos de intoxicação são provocados pelo uso indevido de medicamentos. Foram analisados os 128.469 registros de todos os centros estaduais de toxicologia, recebidos nos últimos 10 anos. Deste total, 49.743 estavam relacionados ao consumo de remédios.

O presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Júnior, avalia que vários fatores contribuem para os remédios liderarem o ranking de intoxicações. “As farmácias funcionam sem farmacêuticos diplomados e como verdadeiros centros comerciais. Nos estabelecimentos é vendido de tudo, salgadinho, bolacha, creme. Isso transforma um lugar de saúde em um verdadeiro centro comercial.”

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: Agência Estado

Últimas Notícias

22/02/2024

Casos de dengue crescem em Juiz de Fora no início de 2024

Leia mais
16/01/2024

Cuide da sua saúde e bem-estar: faça o check-up completo anualmente

Leia mais
15/12/2023

Motoristas profissionais das categorias C,D e E têm até o dia 28 de dezembro para regularizar o exame toxicológico

Leia mais
background

Estamos prontos para atender você!